Pular para o conteúdo

Chapada Dos Veadeiros em Goiás – 19 a 26.05.2024

Você está indo para o coração do Brasil uma região considerada mística, de encontro a cachoeiras e lindas paisagens, vá leve e volte mais leve ainda!

 

O pacote para 08 dias e 07 noites, inclui:

  • Traslado Caxias do Sul/ Aeroporto de Porto Alegre/Caxias do Sul.
  • Brinde personalizado.
  • Seguro viagem.
  • Hospedagem em São Jorge na pousada Trilha Violeta ou similar (04 diárias).
  • Hospedagem em Alto Paraíso na pousada Beija Flor ou similar (03 diárias).
  • 08 Refeições em regime de meia pensão (café da manhã, almoço ou jantar).
  • 06 Kit lanche para trilha.
  • Guias experientes, credenciados pela ACV-CV / SERVITUR e ICMBIO.
  • Passeios descritos no roteiro e entradas para os atrativos.
  • Traslados: Brasília / São Jorge / Local / Alto Paraíso / Brasília.

 

Roteiro Detalhado:

 

1o dia: Domingo – Chegada.

  • Saída de Caxias do Sul às 02:00 horas ao aeroporto de Porto Alegre, voo previsto para 05:30 horas.
  • Recepção no aeroporto de Brasília pela parte da manhã.
  • Depois de um bate-papo inicial sobre o roteiro, seguiremos no translado de Brasília até Alto Paraíso, totalizando 230 km de viagem, com breve parada no caminho.
  • Almoço de boas-vindas (incluso) em Alto Paraíso.
  • Após almoço, seguiremos para a sua hospedagem escolhida na Vila de São Jorge. Descanse bem, pois os próximos quatro dias serão incríveis.

 

 

2o dia: Segunda-feira – Raizama e Vale da Lua.

Distância de 04 km de São Jorge com nosso transporte.

Trilha: 2 km ida + 2 km volta e 600m ida + 600m volta.

Dificuldade: Média.

  • Nos encontraremos logo após o café da manhã e seguiremos para conhecer a Fazenda Espaço Infinito, onde conheceremos o Rio São Miguel. Ao chegarmos lá, estacionaremos o carro e seguiremos por uma trilha modelo paralela à borda do Cânion. Ao fim de uma descida suave, logo chegaremos ao Salto Raizama, com seus 40m de altura e águas que encontram o Rio São Miguel. No Salto Raizama, a água corrente compõe um belo visual com as paredes que se erguem em suas bordas, formando o cânion do Raizama. Caminhando por mais alguns breves minutos, ainda teremos acesso a alguns outros poços muito legais.
  • Na segunda parte do dia, seguiremos para conhecer um outro famoso atrativo da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua. Além da beleza exótica, o acesso é por trilha curta e fácil, com apenas 600m.  O atrativo ainda conta com infraestrutura que contém banheiros, lanchonete, segurança e salva vidas na área de visitação. O Vale da Lua é conhecido por suas formações rochosas com formatos de “panelas” ou “marmitas”, que trazem uma aparência “lunar” ao atrativo, sendo roteiro obrigatório para quem visita a Chapada dos Veadeiros e gosta de se impressionar. Caminhar pelo Vale da Lua traz a sensação de estar andando pelo espaço sideral. Retornaremos e almoçaremos na Vila de São Jorge, chegando à sua hospedagem no fim da tarde.

 

 

 

3º dia: Terça-feira – Cachoeira do Segredo.

Distância de 12 km de São Jorge com nosso transporte.

Trilha: 3,5 km ida + 3,5 km volta.

Dificuldade: Média.

  • Após o café da manhã, nos deslocaremos em estrada de terra até a Fazenda Segredo. De lá, caminharemos um total de 7 km (ida e retorno), inicialmente na direção nordeste, alternando trilhas bem demarcadas e diversos cruzamentos de rios, em uma subida constante e suave, serpenteando o Ribeirão Segredo.
  • O trecho final trata-se da entrada da Bocaina do Segredo, com paredes que contrastam as cores mais escuras das rochas com o verde da vegetação ali presente. No fundo se apresenta a deslumbrante Cachoeira do Segredo, com seus imponentes 120m de altura e um visual impressionante. Daqueles que valem o cartão postal da Chapada. Tomaremos um refrescante banho e faremos o nosso lanche. Ao fim, retornaremos pela mesma trilha, pegaremos o carro e almoçaremos na Vila de São Jorge, chegando à sua hospedagem no fim da tarde.

 

 

4o dia: Quarta-feira – PNCV – Saltos do Rio Preto.

Trilha: 5 km ida + 5 km volta (transporte opcional).

Dificuldade: Média / Pesada.

  • O nosso quarto dia reserva uma visita especial ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
  • Logo após o café da manhã, seguiremos para a entrada do Parque. Lá, caminharemos por aproximados 10km (ida e retorno) até os Saltos do Rio Preto. Nosso primeiro atrativo será o Salto 120, apreciado de um mirante estrategicamente construído com visão panorâmica do Rio Preto.
  • Após um tempo de contemplação e muitas fotos, seguiremos paralelo ao Rio Preto até chegamos ao Salto 80 (ou Garimpão) uma queda de 80m de altura que impressiona ao olhar, com parada longa para banho e descanso. Afinal, depois dessa boa caminhada, é merecido um bom banho de cachoeira. No retorno, ainda poderemos parar nas hidromassagens naturais das Pedreiras. Ao fim, caminharemos a trilha de volta, pegaremos o carro e almoçaremos na Vila de São Jorge, chegando à sua hospedagem no fim da tarde.

 

 

5o dia: Quinta-feira – Cachoeira Almécegas I, II e São Bento.

Distância de 29 km de São Jorge com nosso transporte.

Trilha: 3 km ida + 3 km volta.

Dificuldade: Média.

  • Nos encontraremos após o café da manhã e o processo de check out em sua hospedagem.
  • Seguiremos para a Fazenda São Bento, onde faremos o procedimento de entrada e avançaremos em estrada de terra, chegando a um ponto de estacionamento.
  • De lá, caminharemos por trilha até a Cachoeira Almécegas I.
  • Inicialmente acessaremos os poços de sua parte superior, ótimos pontos para banho do Rio Almécegas. Retornaremos e seguiremos para a parte baixa da Cachoeira. Suas águas caem de uma altura de 45m dentro de um pequeno cânion, se espalhando pelas rochas avermelhadas entre a vegetação esverdeada… Uma paisagem que impressiona. Depois visitaremos a Cachoeira Almécegas II, com visual de águas escorrendo suavemente por entre as rochas avermelhadas. Na sua parte superior existem poços bem rasos adequados para todos os tipos de visitantes. Por fim, perto da entrada da fazenda, faremos nossa última parada na Cachoeira São Bento, com uma bela queda e um grande poço para nadar, equipada com deck de madeira ideal para descansar e aproveitar o resto do dia.
  • Seguimos para o almoço em Alto Paraíso no fim da tarde e acomodação na pousada escolhida em Alto Paraiso.

 

  • Opcional: Tirolesa do Voo do Gavião. Com 850m de extensão e 100m de altura, trata-se de voo incrível sobre o cerrado com vistas para os limites do Parque Nacional. Recebeu o nome de “Voo do Gavião” pela quantidade de Gaviões Carcarás na área.

 

 

6o dia: Sexta-feira – Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira Capivara.

Distância de Alto Paraíso: 120 km.

Trilha: 2,8 km ida + 2,8 km volta.

Dificuldade: Média.

  • Conhecida por muitos como a cachoeira mais bonita de toda a Chapada dos Veadeiros, o acesso à Santa Barbara acontece depois de uma longa viagem (120 km) até Cavalcante, quando adentramos ao antigo Quilombo de escravos refugiados da Bahia que foram descobertos na década de 70, o Engenho II. Chegando lá, faremos o procedimento de entrada e seguiremos por estrada de terra até o último ponto de apoio, onde estacionamos e iniciamos a nossa caminhada.
  • Seguimos por uma suave subida no sentido noroeste, de aproximadamente 2km, até chegarmos no atrativo. Lá, inicialmente, somos surpreendidos por um pequeno e belo poço, que chamamos de Barbarinha e serve de aperitivo para o que vemos logo à frente. Ao chegarmos na Cachoeira Santa Bárbara, nos impressionamos com suas águas de coloração azul turquesa que contrastam com o verde da mata fechada, sendo um verdadeiro paraíso aos olhos.
  • Após isso, seguiremos de volta ao centro do Quilombo, onde estacionaremos o carro e caminharemos por 800m até chegarmos à Cachoeira Capivara, que escorre suavemente por entre as lajes de pedra que se formam. Para completar a vista, há uma segunda queda, do Córrego Tiririca, posicionada na parede ao fundo do atrativo, criando um visual único. Um poço se forma na junção destas águas, sendo ideal para o banho e o dia de lazer. Retornaremos ao Quilombo mais uma vez e desfrutaremos de um almoço especialmente preparado para o grupo. Ao fim da tarde, retornaremos à sua hospedagem.

 

 

7o dia: Sábado – Cataratas dos Couros.

Distância de Alto Paraíso: 54 km.

Trilha: 1,5 km ida + 1,5 km volta.

Dificuldade: Média.

  • Nos encontraremos após o café da manhã e faremos um longo deslocamento de 57km em veículos off-road cruzando a chapada no sentido oeste até o estacionamento que marca a entrada do complexo.
  • Dali, caminharemos por aproximadamente 500 metros de descidas até encontrarmos o Rio dos Couros e suas magníficas quedas. Na Catarata dos Couros, a água escorre suavemente por entre as rochas em um belo contraste, formando inúmeros pontos para banho e piscinas naturais. Trata-se de um dos principais e mais apreciados atrativos da região.
  • Depois seguimos pela margem do Rio dos Couros por mais 1km, desvendando novas cachoeiras e piscinas, chegando até um mirante onde será possível avistar o impressionante cânion à nossa frente, com aproximadamente 300m de desnível e diversas quedas. Após toda a diversão, retornaremos na trilha e seguiremos para um almoço preparado especialmente pela família da Dona Eleuza, uma simpática moradora local, retornando à sua hospedagem no fim da tarde.

 

 

8o dia: Domingo – Cachoeira das Loquinhas / Retorno pra Brasília.

Distância de Alto Paraíso: 5 km + 230 km até Brasília.

Trilha: 1 km ida + 1 km volta.

Dificuldade: Fácil.

  • O nosso último dia começa com um destino perfeito para quem procura uma atividade próxima a Alto Paraíso, de caminhada leve e, ao mesmo tempo, com cachoeiras super agradáveis, o Complexo de Cachoeiras das Loquinhas. Cerca de 5km de carro do centro de Alto Paraíso. Ao chegarmos lá, deixamos o carro na portaria e temos três opções de trilhas, denominadas: Principal, Violeta e Ruby.
  • Todos os trajetos acontecem em trilhas suspensas de madeira, bem-sinalizados e com os nomes de cada um dos atrativos. Todos os poços, além de muito bonitos, possuem decks para aproveitar a manhã. O complexo Loquinhas se destaca pelas suas charmosas águas esverdeadas.
  • Ao fim dos percursos, retornaremos à pousada às 11h30 hrs para fazermos o check out.
  • Almoço de despedidas em Alto Paraíso.
  • Logo após, traslado de retorno ao Aeroporto de Brasília com voo previsto a Porto Alegre para 19:00 horas, chegada prevista em Caxias do Sul para 02:00 horas da manhã.

 

 

Valor do investimento por pessoa em quarto duplo parte terrestre: R$ 4.940,00 reais a vista ou se pago até a data da viagem via pix.

 

Parcelado em até 10 vezes via boleto ou cartão de crédito de R$ 529,00 reais (total R$ 5.290,00 reais). Aéreo não incluso, que pode ser adquirido conosco ou a parte.

 

 

Atividades Extras Opcionais:

  • Tirolesa do Voo do Gavião – A partir de R$ 150,00 p/pessoa (mínimo de 04 pessoas).
  • Rapel na cachoeira da Almécegas com 45 metros – R$ 200,00 p/pessoa (mínimo de 06 pessoas).
  • Voo de Balão – R$790,00 por adulto (a partir de 12 anos) e crianças até 11 anos pagam R$ 400,00.

 

 

Observações:

  • O roteiro pode ser modificado de acordo com o grupo ou fatores climáticos. Época de chuva de outubro a março.
  • Grupos com 06 a 10 pessoas – Traslado em Van Executiva.
  • Trazer: Roupa de meia estação pois a noite pode refrescar um pouco, leves e de banho, capa de chuva, cantil, 2 tênis confortáveis, mochila, protetor solar, chapéu, repelente.

 

 

Dados bancários para pagamento

– Chave Pix CNPJ: 21863525000120 em nome de Márcio Crestani.

– NuBank (banco 260) – agência 0001 – conta corrente: 42414792-8 – CNPJ: 21.863.525.0001-20 em nome de Trilha do Viajante- Aventura e Ecoturismo.

– Caixa Econômica Federal agência 0465 conta corrente 58045-4 – operação 001 em nome de Márcio Crestani – Cpf: 927795909-63.

 

 

Desistências

a) Conforme a disposição legal, poderá o Contratante exercer seu direito de arrependimento por escrito, até 7 dias após a assinatura do presente contrato (quando ainda não executados os serviços contratados), lhe sendo devolvido, em 5 dias úteis, todo o valor pago. Quando a data de assinatura do presente contrato for inferior a 30 dias, serão cobrados os percentuais descritos na cláusula “b”.

b) Passado o período legal previsto para arrependimento, serão cobradas multas percentuais, para desistências, transferências e cancelamentos, da seguinte forma:

com 30 ou mais dias antes do início da viagem: 10%;

com 29 até 21 dias antes do início da viagem: 20%;

com 20 até 07 dias antes do início da viagem: 50%;

à menos de 07 dias antes do início da viagem: 100%;

c) Em qualquer das hipóteses acima, a Contratada poderá reter ou cobrar valores superiores aos respectivos patamares percentuais indicados, desde que, comprovadamente, os prejuízos decorrentes da desistência sejam superiores.

d) Havendo motivo justo, aceito pela Contratada, poderá ocorrer substituição do passageiro, até 6 dias antes do início da viagem.

 

 

 

Tem interesse nessa trilha?
Inscreva-se agora mesmo!